Fortes chuvas atingem municípios da RMS

Fortes chuvas atingem municípios da RMS

- EmDestaques
Share Button

As fortes chuvas que caíram em Simões Filho, Camaçari, Candeias e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) desde à noite de sexta-feira (10) e na manhã de sábado (11) causaram uma série de transtornos à população, tanto no centro como em outras áreas destas cidades. Nas primeiras horas deste sábado (11), inúmeras são as ocorrências registradas pelos órgãos de Defesa Civil dos municípios.

Em Simões Filho, foram registradas 46 ocorrências, sendo que destas, 30 foram por alagamento de imóveis, 10 desabamentos de terra, 1 desabamento de muro. Ocorreram também 1 desabamento parcial de muro, 2 árvores caídas e 1 com ameaça de queda devido a força da chuva e a intensidade do temporal. A Av. Washington Luiz e Campo do Vasco, na região de Estrada de Candeias, Góes Calmon, Km 30, as Ruas dos Desabrigados e Teive Argolo, no Ponto de Parada, Avenida Paulo Souto, no Bairro Eucalipto e KM 30, Oitizeiro, Simões Filho 1, e Campo do Vasco, por exemplo, estão entre as áreas mais atingidas pelas chuvas que deixaram diversas casas alagadas e ruas intransitáveis com sérios pontos de alagamentos. durante a madrugada. Até o momento, não há registro de feridos em nenhuma das ocorrências, de acordo com o balanço da Defesa Civil do município.

Internautas enviaram uma série de imagens pelo WhatsApp que ilustram a situação registrada não apenas em Simões Filho, mas também em outras cidades, a exemplo de Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Salvador.

Vale destacar que o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha), acompanhado da deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) e de vereadores, juntamente com os agentes da Defesa Civil e equipes de trabalho da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), percorreram diversos pontos da cidade onde acompanham as ações emergenciais de prevenção, como manutenção e limpeza de córregos, bocas de lobo e desentupimento das caixas d’águas para minimizar os transtornos devido às fortes chuvas que caíram nas últimas horas em Simões Filho, onde diversas localidades vem sendo atendidas com as intervenções necessárias.

“Iniciei o dia acompanhando de perto as localidades que sofreram com o grande volume de chuva que atingiu a nossa cidade nas últimas horas. O trabalho preventivo de limpeza de canais e construção de encostas nos ajudou bastante, evitando maiores estragos, como aconteceu em outras cidades. Vamos continuar trabalhando, pois é com trabalho e ações efetivas que estamos enfrentando esse momento. Existe previsão de chuva para os próximos dias, em caso de emergência”, disse o prefeito.

Em nota, a Prefeitura de Simões Filho, através da Defesa Civil do município, informou que, devido às fortes chuvas, registrou uma série de ocorrências em diversas áreas da cidade. Ainda de acordo com o órgão, foi reforçado o contingente de profissionais que estão escalados e de prontidão concentrando todos os esforços no trabalho de manutenção e limpeza em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil se encontra de plantão e em estado de alerta e orienta que, em caso de necessidade, a população entre em contato com a prefeitura pelo número 199. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia ininterruptas.

Segundo a Prefeitura, os serviços de limpeza contemplam a retirada de resíduos sólidos, capinação e limpeza das margens dos canais, no sentido de evitar o acúmulo de dejetos que podem prejudicar o correto funcionamento do sistema de drenagem e causar transtornos à sociedade. Para a realização dos serviços, a Seinfra utiliza equipamentos pesados, como retroescavadeiras, escavadeiras e caminhões caçamba para o transporte do material retirado. A Administração chama atenção e conclama à população para também colaborar no sentido de evitar jogar lixo nas vias e beira de canais.

Além de Simões Filho, Lauro de Freitas foi outra cidade castigada pelas fortes chuvas que deixaram as vias comprometidas com diversos pontos de alagamento que provocou um extenso engarrafamento no trânsito, desde à tarde da sexta-feira (10), quando a chuva começou. Um desses locais foi a Avenida Luiz Tarquínio, uma das principais vias da cidade. Além disso, a ponte sobre o Rio Ipitanga, na cidade, foi interditada, porque o nível da água subiu com a chuva.

O superintendente da Defesa Civil (Codesal), de Lauro de Freitas, Edenilton Félix, declarou à imprensa que o município pode declarar situação de emergência em razão da forte chuva que atinge a cidade desde sexta-feira (10). “A gestão municipal está avaliando os danos e fazendo a retirada das famílias de suas casas por meio de barcos. Vamos levar essas famílias para escolas para na próxima segunda-feira encaminhá-las para o aluguel”, declarou.

Na BA-099, conhecida como “Estrada do Coco”, um extenso engarrafamento se formou no sentido Salvador por conta dos alagamentos. Diversos bairros, como Boca da Mata e Portão, foram atingidos pelas fortes chuvas.

Ainda segundo a Defesa Civil de Lauro de Freitas, foram registrados 28 mm de chuva até a manhã deste sábado (11). Mas, segundo Félix, não há registro de vítimas até o momento. “Vamos nos reunir com a prefeita [Moema Gramacho] para avaliar os danos de decidir se vamos decretar ou não situação de emergência”.

Em Salvador, a Defesa Civil (Codesal) registrou 102 ocorrências neste sábado (11), até as 11h. Foram 48 alagamentos de imóveis, dois alagamentos de área, sete ameaças de desabamento, uma ameaça de deslizamento, cinco árvores ameaçando cair, quatro árvore caídas, um desabamento de muro, três desabamentos parciais, 29 deslizamentos de terra, uma infiltração e uma avaliação técnica. Não há registro de vítimas. A Codesal permanece de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Os constantes alagamentos de ruas e avenidas registrados pelos órgãos de defesa civil colocam os municípios da RMS, como Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho em estado de alerta por conta do grande volume de água devido às fortes chuvas que atingem estas cidades. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com fortes pancadas de chuvas que avançam para outras partes do Estado. A temperatura deve variar entre 20º à 26º C.

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *