Praia do Porto da Barra está imprópria para banho há 10 meses e oferece riscos para a saúde

Praia do Porto da Barra está imprópria para banho há 10 meses e oferece riscos para a saúde

- EmRMS
Share Button

Antes de se dirigir a uma praia, é importante prestar atenção se ela está imprópria para banho

(Foto: Varela Notícias)

 Já foi na praia e, pouco tempo depois, teve um mal-estar? Dores fortes na barriga, diarreia, febre baixa? A razão pode ser a água imprópria para banho. Todo final de semana, o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) libera uma lista de praias impróprias para banho em Salvador. Nessa lista, estão presentes algumas das praias mais famosas da cidade e alguns banhistas desavisados correm risco de saúde nelas. 

Durante os últimos dez meses, o Porto da Barra tem aparecido como impróprio para banho e, ainda assim, é uma das praias mais lotadas de soteropolitanos e turistas. Nos arredores da praia, é possível encontrar ambulantes que já trabalham no local há mais de 20 anos. A grande maioria deles afirma que o problema é histórico e o ponto turístico fica ainda mais sujo quando chove.

Um dos ambulantes que conversou com a reportagem afirmou que na época de chuva, uma água lamacenta e malcheirosa desce pelo esgoto e cai direto na areia da praia, causando odor ruim e sujando o local. Os próprios trabalhadores afirmam que a praia está imprópria para banho, mas não acreditam que os banhistas deixem de se dirigir ao Porto por conta da beleza da área.

Foto: Varela Notícias

 

Riscos para a saúde

Para saber um pouco mais sobre os riscos de pegar doenças nessas águas contaminadas, o Varela Notícias conversou com a infectologista Miralba Freire, que fez um alerta. “Na praia, os riscos são de doenças de contaminação da água fecal-oral, tipo hepatite A, e bactérias que vão dar problemas intestinais. Na água salgada é difícil de pegar, mas de qualquer maneira existe esse risco pela contaminação. Nas areias têm o risco de contaminação de fezes de animais, toxoplasmose e coisas assim. Mas, na água em si, [os riscos são as contaminações por] hepatites ou bactérias com problemas intestinais.”

Miralba também explica que é possível pegar leptospirose andando descalço, já que muitas praias têm riachos contaminados por esgoto. “A pele inteira é protetora, mas não se deve andar em água que tem esgoto, que a foz cai dentro da água, porque ali é altamente contaminada. É infestado, tanto dessas bactérias, quanto de leptospirose – que vem da urina do rato. Então, se for desse nível alto de contaminação, o banhista corre esse risco”.

A médica também explica o que as bactérias podem causar no corpo humano: “Podem causar quadros de diarreia. Raramente pode se tornar uma infecção mais séria, mas pode ocorrer. Teoricamente, é até uma situação generalizada porque qualquer bactéria ela tende a se disseminar no organismo. Não é comum uma infecção generalizada. O mais comum é o quadro intestinal, febre, diarreia.”

Foto: Varela Notícias

Em relação aos alimentos e a contaminação fecal por causa do salitre nas praias, a médica afirma: “Ali é um ambiente que é diferente de uma cozinha fechada industrializada. Então, se a pessoa não tiver uma higiene adequada das mãos, ela vai contaminar o alimento que está manipulando. Por exemplo, quando você esta num restaurante, numa cozinha industrial os funcionários exames periodicamente para ver se eles estão contaminados. Então, numa situação dessa de venda de rua, você não tem esse controle, então o vetor não é o ar, é o próprio trabalhador”, alerta.

“Quando aqueles caldos ficam muito tempo expostos ao calor, então começa a haver deterioração, a partir de aproximadamente 30 min. É claro que é difícil a pessoa ter uma grande intoxicação por causa de 30 min, mas é a questão da higiene da comida. Então, se a pessoa tiver contato com a água e manipular o alimento, as chances vão aumentar. O risco maior é na manipulação e na estocagem. A forma de cozinhar, a forma de deixar na panela, contato com moscas.”

Foto: Varela Notícias

Antes de se dirigir a uma praia, é importante prestar atenção se ela está imprópria para banho para não correr riscos desnecessários a saúde.

 

 

Informações: Varela Notícias

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *