Em ato realizado na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (13), e que reuniu dezenas de artistas e produtores culturais, o Prefeito Diógenes Tolentino ao lado do presidente do Legislativo, vereador Del, marcou mais um passo histórico no avanço do setor cultural da cidade de Simões Filho, na RMS, com a Assinatura dos Contratos dos Editais da Lei Paulo Gustavo de Apoio à Cultura.
A solenidade contou com os secretários de Governo e Cultura, Kemmuel Menezes e Magno Reis, respectivamente, além de vereadores, demais secretários municipais, e a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Guanaciara Gonçalves.
São 78 projetos contemplados com a Lei Paulo Gustavo, além disso, vale destacar que, a Gestão Dinha Tolentino iniciou, ou melhor, deu surgimento à era de Editais na cidade de Simões Filho, desde à época da pandemia da Covid-19, com o edital Josélia Dias. Para o Prefeito Diógenes, “a transparência no processo e o sentimento democrático que foi impregnado nesse período foi a marca mais latente do seu governo”.
“A gente sempre procurou fazer um governo independente de classe social, religião, preferência partidária, a gente não tem esse tipo de comportamento no nosso governo, haja vista, que nenhum momento eu pedi para ver a relação dos contemplados”, pontuou o alcaide.
Segundo o Chefe do Poder Executivo, os três editais da Lei Paulo Gustavo (Gyleno Ferreira, Pina Lopes e Mestre Café), recurso federal, juntos, somam-se quase R$ 850 mil (oitocentos e cinquenta mil reais), destinados para os 78 projetos aprovados.
“Até o término do meu mandato, nós iremos lançar mais um edital com recurso próprio e vamos somar um novo momento da cultura do município, a cultura dos editais que não aconteciam antes do nosso governo”, acrescentou Dinha Tolentino.
O Chefe do Poder Legislativo, vereador Del (União Brasil), avaliou a cerimônia como mais uma ato importante na cidade. “Simões Filho tem cultura e valoriza a cultura. Aqui está a demonstração e precisamos trabalhar a cada dia para aprimorar as ações e a participação de todos sem discriminação. Esse é o modelo que vamos buscando no dia a dia e o nosso prefeito Diógenes Tolentino sempre preza pelo momento de ouvir, dialogar e fazer com que todos participem do processo de mudança e diálogo da nossa cidade”, acrescentou.
O presidente da Câmara, parabenizou o prefeito e cravou seu posicionamento. “Vamos trabalhar a cada dia para aprimorar e implantar na nossa cidade tudo aquilo que sonhamos e desejamos, porque isso tem sido a política da nossa cidade”, disse.
Para Magno Reis, que assumiu a pasta da Cultura, recentemente, sua maior preocupação ao chegar à Secretaria foi abrir o diálogo com todos os fazedores de Cultura da cidade. De acordo com ele, “o diálogo constrói e auxilia no processo de avanço de maneira mais rápida e eficiente”.
Guanaciara, presidente do Conselho Municipal de Cultura, detalhou que o trabalho com a Lei Paulo Gustavo, de incentivo cultural, foi iniciada em novembro/2023. “O nosso Conselho de Cultura tem uma grande parte desta história em toda esta trajetória”, enfatizou.
Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros foi um importante ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro. A lei que leva o nome do artista como forma de homenageá-lo foi aprovada em 05 de Julho de 2022 e tem a divisão dos recursos entre municípios, Distrito Federal e os demais estados.
Facebook comentários