Levantamento da Neoenergia Coelba mostra que foram removidas mais de 61 mil irregularidades no Estado no primeiro semestre deste ano
As ações de combate ao furto de energia realizadas pela Neoenergia Coelba resultaram na remoção de 61.705 ligações clandestinas no primeiro semestre de 2023 – uma média de 10 mil por mês ou 342 por dia. De acordo com a concessionária de energia elétrica na Bahia, o volume de energia recuperado nas operações foi de aproximadamente 190 milhões de quilowatts/hora, o suficiente para abastecer todas as unidades consumidores de Salvador, que possui 2,4 milhões de habitantes, durante um mês inteiro.
Para identificar esta quantidade de irregularidades, a distribuidora alia tecnologia com estratégias para atuações em campo. Além de softwares inteligentes que monitoram o consumo de energia das unidades de maneira remota e em tempo real, foram adquiridos drones para que as equipes identifiquem fraudes mais elaboradas durante as vistorias.
No mês de maio, a utilização de drone identificou um furto de energia em uma fazenda localizada no município de Jaborandi, no Oeste do Estado. Somente nesta ação, foram recuperados 21,8 milhões de quilowatts/hora. As operações em campo também são fundamentais para o resultado do semestre. No período, a distribuidora realizou cerca de 120 mil fiscalizações na Bahia.
Ainda segundo a Neoenergia Coelba, de janeiro a junho de 2023 a empresa identificou desvios de energia em todos os tipos de unidades consumidoras: residências, comércios, indústrias, fazendas, dentre outros. Além das verificações em campo, a empresa substituiu 62 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos. Com aparelhos mais modernos, a concessionária reforça o controle, evitando desvios.
Facebook comentários