Deputada Estadual Kátia Oliveira solicita do Governo do Estado ampliação de serviços de saúde em Simões Filho

Deputada Estadual Kátia Oliveira solicita do Governo do Estado ampliação de serviços de saúde em Simões Filho

- EmDestaques
Share Button

A Deputada Estadual Kátia Oliveira (MDB) solicitou em sua indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que fosse encaminhado ao Governador Rui Costa o pedido para o Governo do Estado, junto à Secretaria de Saúde do Estado, para que viabilize a implantação do Centro de Referência de Diagnóstico por Imagem e instalação da Clínica de Nefrologia em Simões Filho pelo atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em sua indicação, a Deputada Kátia destaca que é de grande importância, a implantação de um Centro de Diagnóstico por Imagem em Simões Filho pelo SUS para atender toda a população. A parlamentar defende que o Estado deve executar ações e serviços especializados de saúde,  auxiliando o município na atenção básica ampliada.

CarlosAmilton/Agência-ALBA

“Não há dúvidas de que o Governo do Estado deve assumir as responsabilidades pela contratação de serviços e materiais especializados que, dada a sua natureza, devem ser custeados pelos entes federativos que detém a maior parte da receita tributária. Dessa forma, pode-se inferir que o Governo do Estado deve, a partir das secretarias estaduais de saúde, aplicar seus recursos próprios e aqueles repassados pela União para os municípios, oferecendo suporte logístico e financeiro, a fim de concretizar o acesso de toda a população à saúde. Neste sentido, um importante auxílio que o Governo do Estado pode ofertar ao povo de Simões Filho refere-se aos exames de diagnóstico por imagem, tais como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea, doppler vascular, raio-x, dentre outros. Essas técnicas possibilitam analisar diretamente as estruturas corporais afetadas por alguma patologia, enxergando como a doença as afeta, de forma a planejar o melhor tratamento e acompanhar sua evolução, planejando intervenções cirúrgicas de forma precisa. Esses exames ampliam a detecção precoce de diversas doenças e representam mecanismo não- invasivo para visualizar estruturas internas do organismo humano. Sublinho, inclusive, o alto custo- benefício, tendo em vista que tais investimentos se traduzem na garantia de tratamentos adequados em tempo oportuno”, argumenta Kátia em sua indicação.

A deputada também solicitou a instalação da clínica de nefrologia para o tratamento de hemodiálise na cidade com a disponibilização de profissionais médicos, técnicos e especialistas. De acordo com Kátia, vale salientar que pacientes que realizam esse tipo de tratamento se deparam com um enorme custo com locomoção para receber o tratamento em outras partes do Estado.  Com a implantação da clínica no município minimizaria os transtornos de deslocamento para que os pacientes recebam o tratamento de hemodiálise mais perto de casa, um avanço significativo na vida de quem tanto necessita dessa especialidade.

“Também reitero a solicitação realizada pela Prefeitura de Simões Filho, por meio de ofício protocolado na SESAB, que se refere a instalação de Clínica de Nefrologia, com especialistas e unidades de diálise no município. Destaco que a hemodiálise é procedimento temporário e eficaz na substituição da função renal em pacientes que padecem de insuficiência aguda ou crônica, sendo indispensável para a manutenção da vida destas pessoas. Contudo, os pacientes de Simões Filho ainda sofrem deslocamento semanal para a capital baiana, a fim de realizarem os seus atendimentos. Tal situação constitui obstáculo para a regularidade das sessões, prejudicando a qualidade de vida dos usuários do sistema e impondo novos custos a municipalidade, designadamente com transporte dos pacientes. Dessa forma, é urgente que o Governo do Estado atue na construção de Clínica de Nefrologia em Simões Filho, com contratação de médicos e técnicos da área”, solicita Kátia através do documento.

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *