Aluna do Paraná diz que deputados “têm a mão suja de sangue” e irrita políticos!

Aluna do Paraná diz que deputados “têm a mão suja de sangue” e irrita políticos!

- EmJuventude
Share Button
Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Ela se referia ao assassinato do estudante Lucas Eduardo Mota, 16, cometido anteontem em uma escola ocupada da capital paranaense. Lucas foi sepultado hoje, no final da tarde, na região metropolitana de Curitiba. Apontado como autor do crime, um adolescente de 17 anos, da mesma escola, foi detido no mesmo dia, e, segundo as autoridades de segurança do Estado, estava sob efeito de drogas.

“O que aconteceu com o Lucas na ocupação acontece todo dia na sociedade. Isso é fruto da falta de políticas públicas em relação ao jovem, especialmente ao jovem da periferia, e também em relação ao combate às drogas. Esse trabalho deveria ser feito pelo Estado, que também é representado pelos deputados”, argumentou Ana Júlia

“Ontem eu estava no velório do Lucas e não me recordo de nenhum desses rostos aqui que estivessem lá”, disse a estudante aos parlamentares. “Vocês estão aqui representando o Estado, e como vão olhar a mão de vocês? As mãos de vocês estão sujas com o sangue do Lucas  –não só do Lucas, como de todos os adolescentes e estudantes que são vítimas disso. O sangue do Lucas está na mão de vocês, [que] representam o Estado”, afirmou.

Outra secundarista, Nicoly Moreira do Nascimento, de 15 anos, que estuda no mesmo colégio de Lucas, também discursou. “A cada ano, muitos adolescentes morrem dentro de escolas, mas isso não parece ser preocupação para o governo. Entretanto, morre um jovem dentro de uma ocupação pacífica e organizada e, de repente, parece que todo mundo se importa. Querem que voltemos para sala de aula, salas sucateadas, sem recurso e com professores sem incentivo para nos ensinar. Precisamos de uma reforma, mas não dessa forma. Mais horas de aula não vão significar nada se não vierem acompanhadas de qualidade”, opinou.

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), a interrompeu. Disse que não toleraria agressões a parlamentares. “Eu peço desculpas, mas o Estatuto da Criança e do Adolescente nos diz que a responsabilidade pelos nossos adolescentes e estudantes é da sociedade, da família e do Estado”, respondeu Ana Júlia, ovacionada pelo público presente.

A estudante voltou com o pronunciamento aos deputados e pediu desculpas a eles pela expressão. “Eu peço desculpas, mas o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] nos diz que a responsabilidade pelos nossos adolescentes, pelos nossos estudantes é da sociedade, da família e do Estado”, encerrou.

https://www.youtube.com/watch?v=NfJ7F3UOaUs

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *