Anathalia também se destacou recentemente ao ser a grande vencedora do Concurso Escolar da Independência 2025, promovido pela Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A iniciativa selecionou a frase e o desenho que ilustraram o Desfile Cívico de 7 de Setembro deste ano, um dos eventos mais tradicionais do calendário municipal.
A estudante é uma das 10 jovens poetas de escolas públicas de Salvador e da Região Metropolitana que se apresentarão no Espaço Juventudes, dando voz a sentimentos sobre identidade, resistência, arte e alegria, entendidos como ferramentas de luta, afirmação e existência.
Nesta edição, o concurso traz como tema “Resistir é Festejar”, estimulando produções poéticas que celebram ancestralidade, alegria e a potência da juventude negra e indígena como ato político, cultural e transformador.
A secretária municipal de Educação, Heliene Mota, destacou a conquista da aluna e parabenizou pelo desempenho: “A trajetória de Anathalia representa o talento, a dedicação e a força da juventude simõesfilhense. É motivo de orgulho para toda a nossa rede ver uma estudante brilhar em diferentes espaços, levando consigo a marca da educação pública do nosso município”.
O Concurso integra a programação da Festa Literária Arte e Identidade Ano V, que acontece entre os dias 2 e 4 de outubro de 2025, no Pelourinho, em Salvador (BA). O evento celebra a literatura e a arte negra e indígena, reunindo diversas expressões artísticas sob o mesmo tema: “Resistir é Festejar”.
A Festa Literária Arte e Identidade é uma realização da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e foi contemplada pelo edital Gregórios – Ano IV, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal.
Facebook comentários