Estudante de Simões Filho é finalista do Concurso Versos de Identidade Ano II

Estudante de Simões Filho é finalista do Concurso Versos de Identidade Ano II

- EmDestaques
Share Button
A estudante Anathalia Kiara Alves Quadros, do 9º ano da Escola Municipal Diácono Fernando Britto, da rede pública de Simões Filho, está entre os finalistas do Concurso Versos de Identidade Ano II. A jovem, única representante do ensino fundamental da rede pública municipal entre os selecionados, subirá ao palco do Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, para apresentar sua produção literária.
estudantesddyt

Anathalia também se destacou recentemente ao ser a grande vencedora do Concurso Escolar da Independência 2025, promovido pela Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A iniciativa selecionou a frase e o desenho que ilustraram o Desfile Cívico de 7 de Setembro deste ano, um dos eventos mais tradicionais do calendário municipal.

A estudante é uma das 10 jovens poetas de escolas públicas de Salvador e da Região Metropolitana que se apresentarão no Espaço Juventudes, dando voz a sentimentos sobre identidade, resistência, arte e alegria, entendidos como ferramentas de luta, afirmação e existência.

Nesta edição, o concurso traz como tema “Resistir é Festejar”, estimulando produções poéticas que celebram ancestralidade, alegria e a potência da juventude negra e indígena como ato político, cultural e transformador.

A secretária municipal de Educação, Heliene Mota, destacou a conquista da aluna e parabenizou pelo desempenho: “A trajetória de Anathalia representa o talento, a dedicação e a força da juventude simõesfilhense. É motivo de orgulho para toda a nossa rede ver uma estudante brilhar em diferentes espaços, levando consigo a marca da educação pública do nosso município”.

O Concurso integra a programação da Festa Literária Arte e Identidade Ano V, que acontece entre os dias 2 e 4 de outubro de 2025, no Pelourinho, em Salvador (BA). O evento celebra a literatura e a arte negra e indígena, reunindo diversas expressões artísticas sob o mesmo tema: “Resistir é Festejar”.

A Festa Literária Arte e Identidade é uma realização da Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo e foi contemplada pelo edital Gregórios – Ano IV, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal.

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *