Vereadores destinam emendas para investimentos no Programa Meu Novo Lar a partir de 2020

Vereadores destinam emendas para investimentos no Programa Meu Novo Lar a partir de 2020

- EmSimões Filho
138
0
Share Button

Os parlamentares da Câmara Municipal dedicaram o dia nesta quarta-feira (25), em acompanhar no espaço do Centro Social Marta Alencar, o processo de sorteio do ‘Meu Novo Lar’ que visa ajudar as famílias de baixa renda a reformarem suas casas. Na oportunidade, os edis anunciaram a apresentação de emendas destinadas para o programa, dentro do orçamento do Executivo Municipal previsto para 2020.

De acordo com o mandatário do Legislativo Municipal, este programa faz parte de uma das políticas públicas importantes, pensando no cidadão mais simples e mais humilde que mora na cidade.

“Nós aprovamos na Câmara um orçamento para 2020, colocando uma emenda de todos os vereadores de mais de R$ 1,2 milhão para ser investido no “Meu Novo Lar” para beneficiar mais de 1.500 famílias no ano que vem. Esse trabalho não vai parar, esse trabalho vai continuar. Eu agradeço por essa oportunidade dada para o povo de Simões Filho ser contemplado, respeitado e tratado com dignidade”, pontuou o presidente do parlamento municipal, vereador Orlando de Amadeu (PSDB).

Acompanharam o sorteio junto com o presidente do Legislativo, Orlando de Amadeu (PSDB), e os vereadores Arnoldo Simões (PRB), Canjirana (PSL), Del (SD), Eri Costa (DEM), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), Luciano Almeida (MDB), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Manoel Carteiro (PSB) e Vel Silva (PRP), o prefeito Diógenes Tolentino, a primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito Sid Serra, a secretária de desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Andréa Pereira, e o secretário de Habitação (Sehab), João Contador, e demais secretários municipais e a comunidade que lotou o espaço do Centro Social, no Marta Alencar para conferir o sorteio.

Na ocasião, 75 famílias foram sorteadas ao vivo e outras 75 famílias serão avaliadas de acordo com os critérios do Comitê Gestor que vai verificar perfis como mulheres de família, idosos, pessoas com deficiência, entre outros.

O programa, de iniciativa da Prefeitura Municipal de Simões Filho, por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) e Habitação (Sehab) com o apoio da Infraestrutura (Seinfra), visa beneficiar famílias de baixa renda e de diversos bairros da cidade com recursos que irão ajudar na reforma e manutenção habitacional dos imóveis. Além disso, cinco secretarias municipais e um representante da Câmara de Vereadores compõem o Comitê Gestor.

O “Meu Novo Lar” visa recuperar e melhorar os imóveis em condições precárias de diversos bairros do município e que foram divididos por 6 polos. Além disso, 1000 famílias até o final do programa serão contempladas, entretanto, nesta primeira etapa, 150 famílias serão beneficiadas, seguindo critérios estabelecidos pela portaria, em Decreto publicado no último dia 17/09, no Diário Oficial do Município (DOM).

A escolha das famílias que serão contempladas com a reforma das casas é feita por meio de um sorteio, como o que foi realizado na quarta-feira (25), às 10 horas, no Centro Social – KM 25.

As famílias selecionadas para usufruir o benefício poderão escolher os serviços que precisam ser feitos na casa. Em seguida, um técnico enviado pela Prefeitura realizará uma vistoria no imóvel para avaliar as necessidades das melhorias solicitadas.

Através do programa, as famílias receberão reformas e/ou manutenções estruturais, hidráulicas, elétricas, entre outros, em suas casas. Ao todo, são 1 mil casas que serão reformadas, mas nesta primeira etapa, o Projeto beneficiará cerca de 150 famílias.

Entre critérios adotados para a primeira etapa do programa, participam do sorteio todas as famílias carentes inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. De acordo com a prefeitura, cada residência contemplada vai receber melhorias no valor de até R$ 7 mil reais.

Fonte: Ascom CMSF

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *