USF de Pitanga de Palmares conta com novo e moderno aparelho de Raio-X Odontológico e com Sistema de Reaproveitamento de Água da Chuva

USF de Pitanga de Palmares conta com novo e moderno aparelho de Raio-X Odontológico e com Sistema de Reaproveitamento de Água da Chuva

- EmDestaques
Share Button

A nova Unidade de Saúde da Família (USF) em Pitanga de Palmares, entregue no último domingo (15), conta com novo e moderno aparelho de Raio-X Odontológico para o desenvolvimento das atividades e procedimentos. O novo posto de atendimento também dispõe de sistema de reaproveitamento de água da chuva. A novidade foi anunciada pelo gestor municipal, Dinha Tolentino.

“Essa UFS leva o nome da saudosa amiga da comunidade, Maria Vitalina dos Santos, e a nossa equipe executou toda obra com o máximo de carinho e cuidado. Além de contar com os parâmetros de acessibilidade, essa unidade conta com um sistema de reaproveitamento de água da chuva, promovendo a economia e contribuindo com a sustentabilidade”, destacou o Dinha.

A unidade já está em funcionamento e entre as novidades está o primeiro aparelho de Raio X odontológico, que visa proporcionar mais conforto, comodidade aos pacientes e maior precisão ao dentista no desenvolvimento dos procedimentos.

“Estamos investindo em infraestrutura, qualificação da mão de obra e na aquisição de equipamentos que contribuem para o melhor desenvolvimento das atividades, como é o caso do novo aparelho de Raio-X Odontológico. Quando somados infraestrutura, qualificação e equipamentos, o resultado é positivo e refletem em qualidade de vida e desenvolvimento da nossa cidade. O trabalho segue acontecendo e tem muita coisa boa chegando para nossa gente”, destacou Dinha Tolentino.

O equipamento é considerado como um dos mais modernos, eficazes e seguros do mercado e visa proporcionar radiografias em excelente padrão, alta definição de imagem e menor tempo de exposição dos pacientes ao procedimento.

Além disso, conta com um Sistema de Reaproveitamento de Água da Chuva. A USF é a primeira a contar com esse tipo de sistema, considerado um modo altamente sustentável de economizar água para fins não potáveis, a exemplo de lavagem dos ambientes e áreas, irrigação da área verde e descarga de vaso sanitário, via cisterna, reservatório que faz a captação da água da chuva e a armazena. A água é levada pelas calhas a um filtro, que eliminará mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos contribuindo também com o sistema de drenagem do solo, que acaba por receber menos água.

A unidade de saúde conta com recepção, sala de vacina, observação, curativo, enfermagem, consultórios médicos, odontológicos, sala de curativos, farmácia, sanitários, sala de reunião, copa e depósito, colocando à disposição serviços de promoção, prevenção e tratamentos relacionados à saúde mental e bucal, planejamento familiar e outros.

Fonte: Ascom/PMSF

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *