Simões Filho: Prefeitura inicia Semana do Trânsito com campanha educativa

Simões Filho: Prefeitura inicia Semana do Trânsito com campanha educativa

- EmSimões Filho
Share Button
18transitogfA Semana Nacional do Trânsito começa neste sábado (18) e a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), lança campanha educativa de conscientização, com o tema: “Fazer um trânsito seguro está nas suas mãos”.
Durante toda a semana, o poder público intensificará a mensagem de promoção a vida e dos cuidados que fortalecem a conscientização popular junto aos condutores de veículos (carro, moto, bicicleta e outros), além do padres. Neste ano de 2022, a Campanha Nacional traz como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
Vale destacar que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as taxas de mortalidade por 100 mil habitantes por sinistros de trânsito de 2010 e 2019 foram, respectivamente, 22 e 15,2 nesses anos. Enquanto os dados preliminares do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) não mostram redução significativa no número global de mortes em 2020.
DIA NACIONAL DO TRÂNSITO
A criação do Dia Nacional do Trânsito ocorreu a partir da criação do Código Nacional de Trânsito, em 1997. O objetivo era estabelecer uma campanha intensificada de conscientização das pessoas sobre o seu comportamento utilizando veículos ou agindo como pedestres.
O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, em que morrem aproximadamente 40 mil pessoas por ano. A maioria desses acidentes está relacionada com infrações cometidas pelos motoristas e até pelos pedestres como:
Uso do celular com o veículo em movimento;
Dirigir alcoolizado;
Excedência de velocidade;
A não utilização correta da sinalização do carro (seta, luz de alerta, faróis, etc);
A não tomada de distância segura em relação ao veículo da frente (algo comum nas rodovias);
A não utilização do cinto de segurança e outros itens de segurança;
O desrespeito ou o desconhecimento da sinalização do trânsito;
O desrespeito ou o desconhecimento das leis de trânsito.

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *