Comunidade Quilombola Dandá é contemplada com o programa Bahia Produtiva

Comunidade Quilombola Dandá é contemplada com o programa Bahia Produtiva

- EmSimões Filho
191
0

Nesta ultima quinta-feira (31), a comunidade quilombola do Dandá deu seus primeiros passos para a formação de um grupo produtivo e coletivo com a extração da piaçava e comercialização de seus produtos artesanais.

Serão 265 mil reais em convênio com o Programa Bahia Produtiva do Governo do Estado da Bahia para a implantação de um sistema de produção sustentável que permeia pela preservação ambiental, melhorias sociais e econômicas.

Um Grupo Produtivo é um sonho para a comunidade, que vem investindo seus recursos na construção de uma estrutura que servirá para a fabricação de vassouras e servirá como contrapartida nesta proposta.

Segundo a liderança Lora do Quilombo, a comunidade acredita que a formação de um grupo produtivo para geração de renda por meio da piaçava pode transformar a realidade de todos e garantir o etnodesenvolvimento das próximas gerações.

A comunidade de Dandá encontra na extração da piaçava fonte para a geração de renda e essa é utilizada para diversos produtos, como o artesanato e utensílios. Por ter uma característica de fácil organização social a escolha deste projeto teve a motivação com base na produção coletiva de produtos artesanais, entre eles maquinários para extração e beneficiamento da mesma.

A comunidade acredita que as ações dessa manifestação de interesse abrirão caminhos para a implantação de novos de novos projetos socioculturais, projetos ambientais e beneficiamento de produtos de acordo com as necessidades e aptidões já existentes.

Share Button

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *