Prefeitura garante apoio ao TRE no recadastramento biométrico em Simões Filho

Prefeitura garante apoio ao TRE no recadastramento biométrico em Simões Filho

- EmDestaques
1139
0

Desde o início do processo de recadastramento biométrico em Simões Filho, a Prefeitura tem dado total apoio ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na parceria de cooperação técnica pela necessidade de garantir toda estrutura e logística para atender a atual demanda do processo biométrico que se encerra no dia 22 de fevereiro.

Ao se comprometer e garantir apoio ao TRE, a Prefeitura contribui com o processo para que os eleitores possam efetivar o cadastramento dentro do prazo limite. “A Prefeitura colabora com o TRE dando todo o apoio necessário para viabilizar o melhor conforto da população durante o recadastramento biométrico”, garante a gestão.

O apoio ofertado pela Prefeitura ao TRE em Simões Filho tem sido fundamental para a realização do cadastramento biométrico na cidade. Além de disponibilizar espaço físico, ofereceu o apoio de funcionários e estagiários que estão atuando na operação. A gestão municipal colocou uma estrutura, logística e uma equipe de servidores à disposição do cadastramento.

Entre as ações oferecidas pela gestão municipal na colaboração conjunta com o TRE para o atendimento à população, destaca-se o aluguel do Mini Shopping Nilmar; empréstimo de 40 funcionários e estagiários para auxiliarem na biometria; instalação da rede de internet e sistema de pagamento; doação de material administrativo e de limpeza; aluguel de móveis para o Mini Shopping e cessão de veículo para a Justiça Eleitoral. Além de disponibilizar toda essa estrutura, a Prefeitura cedeu também quatro banheiros públicos (masculino e feminino) e oito toldos: dois banheiros e quatro toldos para o Mini Shopping e dois banheiros e quatro toldos para o Fórum.

Cooperação

Além da Prefeitura,  a Câmara Municipal também se comprometeu e garantiu oferecer a estrutura necessária, bem como profissionais para auxiliarem no recadastramento biométrico. O prefeito Dinha e a Câmara de Vereadores, através do presidente Orlando de Amadeu (PSDB), firmaram acordo de parceria com a Justiça Eleitoral para disponibilizar logística e pessoal para atender e auxiliar o eleitorado no recadastramento.

Além disso, a Prefeitura conseguiu junto ao TRE a ampliação do horário de atendimento aos sábados e o envio de mais 14 kits novos de biometria, em atendimento à solicitação dos vereadores no sentido de contribuir para o bom andamento do processo.

A parceria conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara também na divulgação ampla e maciça de informações e esclarecimentos referentes à biometria e outras questões eleitorais para conscientizar as pessoas de comparecerem logo ao cartório eleitoral pela necessidade de fazer o recadastramento biométrico.

O Executivo e o Legislativo Municipal têm feito um esforço conjunto com o TRE para biometrizar todos os eleitores simõesfilhenses.

Cadastramento

O município conta com dois pontos de recadastramento biométrico. O serviço de atendimento está sendo disponibilizado no Fórum Eleitoral, de segunda à sexta, das 8h às 17h, e no Mini Shopping Nilmar, também de segunda à sexta, das 8h às 17h, com atendimento aos finais de semana, aos sábados, das 8h às 14h, diante do aumento da demanda nos dias úteis.

Para o cadastro, é necessária a apresentação do comprovante de residência (original e cópia), documento oficial com foto (original e cópia), título de eleitor e CPF (originais).

Os eleitores precisam comparecer antecipadamente para realizar a revisão biométrica obrigatória nessa fase final, evitando filas e contratempos de última hora para garantir o seu direito ao voto. Milhares de pessoas ainda não compareceram para fazer o recadastramento. O prazo para a regularização termina no dia 22 de fevereiro.

Vale ressaltar que o não comparecimento do eleitor e a não realização da biometria poderá implicar no cancelamento do título, o que pode vir a interferir em uma série de questões: o cidadão terá restrições no CPF, o que pode acarretar em dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, emissão e retirada de passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, empréstimo em bancos,  além de outros impedimentos.

Share Button

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *