Moradores da Cova da Gia protestam e estão irritados com a falta de água e péssimo serviço da Embasa 

Moradores da Cova da Gia protestam e estão irritados com a falta de água e péssimo serviço da Embasa 

- EmDestaques
805
0

A responsabilidade pela caótica situação da falta de água nas torneiras em diversas localidades de Simões Filho, é da Embasa. Moradores da “Cova da Gia”, na região do bairro de Pitanguinha, estão insatisfeitos com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, por conta da constante falta de água na localidade.

Na manhã desta segunda-feira (09), alguns moradores chegaram a realizar um protesto cobrando providências por conta da situação recorrente, que desta vez, há cerca de 5 dias a comunidade vive um “perrengue” com a falta do “precioso líquido”.

Foto: Simões Filho Em Pauta

Diante da situação vivenciada, munícipes reclamam e por muitas das vezes, necessitam buscar meios de conseguir água em outras casas com armazenamento.

A ineficiência do serviço prestado pela Embasa acaba ficando mais “caro” já que alguns moradores necessitam comprar galões de água mineral para necessidades básicas. O fornecimento irregular de água, vem afetando a rotina da população durante boa parte do dia, mas segundo reclamantes, a distribuição vem sendo afetada nos últimos cinco dias.

Foto: Simões Filho Em Pauta

Especialistas garantem que o Código de Defesa do Consumidor (CDC), prevê algumas medidas preventivas que podem ser tomadas para evitar grandes períodos sem o fornecimento de água. Concessionárias de água, no caso, a Embasa poderia estabelecer campanhas e enviar na própria conta orientações sobre a necessidade de economizar água e evitar o desperdício.

Além disso, se por acaso, a disponibilidade de “informação sobre o motivo e a previsão de normalização do abastecimento”, fossem asseguradas, os consumidores poderiam se organizar e tomar as medidas corretas para enfrentar as dificuldades ocasionadas pela falta de água, sem afetar as necessidades mais básicas como saúde e higiene.

Vale lembrar que a má prestação de serviço, como por exemplo, um vazamento de água fora do domicílio, a concessionária deve ressarcir ao consumidor todos os custos decorrentes deste problema, como colocando, à disposição dos moradores, um caminhão pipa.

Share Button

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *