Embasa retira quase cinco quilômetros de rede de água clandestina no Stiep

Embasa retira quase cinco quilômetros de rede de água clandestina no Stiep

- EmGeral
Share Button

Uma ligação clandestina de água com quase cinco quilômetros de extensão foi descoberta, nesta quinta-feira (18), na rua Arnaldo Lopes da Silva, no bairro do Stiep, em Salvador. A descoberta foi feita durante mais uma ação de fiscalização da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com apoio da Polícia Militar.

A tubulação implantada clandestinamente desviava água da rede distribuidora da Embasa para abastecer diversos lava a jato da região. Todo o material que compunha o ramal clandestino, como tubulações e mangueiras plásticas, foi retirado e encaminhado para reciclagem.

Além do prejuízo financeiro causado pelo furto da água, as ligações clandestinas prejudicam o abastecimento dos clientes regulares da Embasa e trazem riscos de contaminação, pela manipulação indevida das redes por pessoas não habilitadas. Os responsáveis pelos lava a jato abastecidos pela rede clandestina não foram encontrados no momento da operação.

Desde 2017, uma parceria de sucesso com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia já identificou mais de 180 irregularidades em imóveis residenciais e comerciais na Região Metropolitana de Salvador.

Esses “gatos” desviaram cerca de 50 milhões de litros por ano, sendo que o débito com a Embasa chega a mais de R$ 3 milhões.

Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede distribuidora de água com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que qualifica a prática de furto de água como crime contra o patrimônio, sujeita a pena de reclusão além de multa.

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *