Deputada Kátia Oliveira lamenta morte do médico e cientista baiano Elsimar Coutinho

Deputada Kátia Oliveira lamenta morte do médico e cientista baiano Elsimar Coutinho

- EmBahia, Política
Share Button

Deputada Estadual e primeira-dama do município de Simões Filho, Kátia Oliveira (MDB), lamentou nesta segunda-feira (17) a morte do médico e cientista baiano Elsimar Coutinho, que veio a óbito devido às complicações do Covid-19.

“Lamento profundamente a morte do Dr. Elsimar Coutinho, ilustre médico baiano que dedicou sua vida para ajudar as mulheres nas questões relativas à fertilidade e a reprodução humana. Dr. Elsimar deixa um legado em defesa do planejamento familiar e na democratização do acesso à saúde aos mais carentes”, disse a legisladora.

Coutinho se destacou na área da reprodução humana nacional e internacionalmente e foi o criador do anticoncepcional. Foi professor titular do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina da Ufba. Ele também criou a disciplina de Reprodução Humana, única no Brasil, da qual tornou-se professor titular desde a criação até a aposentadoria compulsória aos 70 anos de idade.

Médico e cientista baiano Elsimar Coutinho | Foto: Reprodução

Ele estava internado desde o dia 29 de julho na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. No entanto, dera entrada dez dias antes no Hospital Aliança, em Salvador, depois de apresentar sintomas da chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente da Covid-19. Durante o período em que permaneceu na unidade, precisou ser sedado e respirar com auxílio de ventilação mecânica. Ainda na capital baiana, apresentou problemas renais e pulmonares. Por causa de uma disfunção circulatória, foi submetido à hemodiálise.

O corpo de Elsimar Coutinho sai de São Paulo no começo da manhã desta terça-feira (18), e será cremado em Salvador, às 15hs, no cemitério Jardim da Saudade.

governador Rui Costa decretou luto de três dias na Bahia.

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *