BAHIA: Municípios batem recorde de atendimento diário no início do Mutirão da Biometria

BAHIA: Municípios batem recorde de atendimento diário no início do Mutirão da Biometria

- EmBahia
32
0
Share Button

TRE-BA estreia serviço em cinco cidades que estão em revisão biométrica obrigatória e atende mais de 1.400 eleitores no último fim de semana, com índices inéditos na maioria das localidades. Mutirão segue até 18/8

Quatro cidades baianas em revisão biométrica obrigatória tiveram recorde de atendimento diário no último final de semana. Os índices são resultado do Mutirão da Biometria, serviço que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia estreou no dia 10/8 (sábado). Em Brotas de Macaúbas, Capela do Alto Alegre, Conceição do Coité e Ipupiara, 1.291 eleitores acessaram os postos de atendimento da Justiça Eleitoral entre o sábado (10/8) e o domingo (11/8), busca inédita pelo serviço nessas cidades.

Foi uma estreia positiva, avalia o secretário de Planejamento, Estratégia e Eleições do TRE-BA, Maurício Amaral, considerando que as cidades escolhidas estão entre aquelas com os mais baixos índices de biometrizados na última etapa da revisão. Apenas em Itaguaçu da Bahia, os atendimentos ficaram abaixo do esperado, somando 112 eleitores nos dois dias de Mutirão. No total das cinco cidades atendidas, 1.403 pessoas passaram pelos postos e cartórios do Regional baiano para realizar a revisão biométrica, fazer alistamento ou transferência do título.

“É um começo animador e ficamos felizes em ver os gráficos dessas cidades apontando para um crescimento. Dos cinco municípios que estavam no Mutirão, quatro tiveram atendimento recorde”, afirmou o secretário. O planejamento do TRE-BA é que mais sete municípios sejam atendidos, o que será definido a partir da evolução de cada região, monitorada diariamente pelo BioMaps (biomeps.tre-ba.jus.br).

A segunda edição do Mutirão está prevista para acontecer entre os dias 31/8 e 8/9. “o TRE-BA se planeja de acordo com os dados disponíveis no aplicativo e então avaliamos a necessidade do Mutirão”, afirmou o secretário. Segundo ele, também é preciso considerar que a instalação de novos postos de atendimento do TRE-BA nos municípios tem intensificado o atendimento em diversas localidades.

Horário especial

Postos e cartórios eleitorais das cidades em Mutirão da Biometria funcionam em horário especial. De segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados e domingos, das 8h às 16h. Todos os eleitores que chegarem até às 18h ou até às 16h (considerando o dia da semana) serão atendidos. O primeiro Mutirão será finalizado em 18/8.

Atualmente, 281 municípios baianos estão em biometria obrigatória. Desses, 41 devem concluir o processo no dia 31 de outubro. Nas outras 240 cidades, o prazo final da revisão é dia 18 de fevereiro de 2020.  Detalhes sobre o último ciclo da biometria no estado podem ser consultados no Biomaps.

Município Atendimento 10/8 Atendimento 11/8 Total
Brotas de Macaúbas 169 190 359
Capela do Alto Alegre 124 160 284
Conceição do Coité 200 202 402
Ipupiara 99 147 246
Itaguaçu da Bahia 42 70 112

Fonte: Biomaps

trebahia

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *