Pagina Inicial
Cerimônia marca formatura do PROERD em Simões Filho – Simões Filho Em Pauta

Cerimônia marca formatura do PROERD em Simões Filho



A 22ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM), sob o Comando do Major Fábio Dias, em parceria com a Prefeitura Municipal de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizaram na manhã desta quinta-feira (23), no Centro Social, a solenidade de Formatura da turma do 2º semestre/2017 do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD. O programa que foi dirigido pelo instrutor Cabo PM Lino é promovido pela Polícia Militar da Bahia junto às Escolas e comunidade.

Durante 10 semanas, os alunos da Escola Municipal Clarice Ferreira, Escola Municipal Professora Juciete Souza Mota Soares, Escola Municipal Simões Filho e Escola Municipal Vereador João de Oliveira Campos, passaram por uma experiência que acrescentará valores para toda a vida.

A estudante Kelly Priscila Moreira, 11 anos, que tem o sonho de ser Delegada, ressalta a importância de ter participado do PROERD. “Aprendi muitas coisas boas com as aulas, sobre respeito, sobre bullynig, sobre criar laços de amizades, sobre nos afastarmos das drogas para sermos pessoas do bem. Foi uma maneira diferente de aprender, foi muito legal”, conta a criança.

O Prefeito Dinha Tolentino, que compareceu ao evento, acompanhado do vice-prefeito Sid Serra, vereadores e secretários, realçou a magnitude da ação.  “Hoje é um dia especial, porque quando chegamos aqui e nos deparamos com uma quantidade de crianças motivadas e seus familiares, vemos a necessidade de continuar com este grandioso trabalho. E a meta para 2018 será de 1.000 crianças. Em união com a Polícia Militar, Câmara de Vereadores, Semed e a sociedade, vamos alcançar mais muito mais”, disse Dinha.

Para Valdira Souza, mãe de um aluno, foi um dia especial, a doméstica conta que o filho passou a ter melhor comportamento e compromisso. “O incentivo para o lado do bem é muito grande, pude notar mudanças em casa e na escola. Gostei da iniciativa, espero que continuem valorizando nossos pequenos”, afirmou.

Ao término das 10 lições do Programa, os alunos foram convidados a externarem o aprendizado através de redações sobre o tema “Resistindo às Drogas e à Violência” e ao decorrer da cerimônia os vencedores receberam como prêmio um tablet e simbolicamente, em nome de toda a turma o certificado de conclusão do Programa Educacional.

Além da grande presença dos pais, o cantor da Banda Estakazero Léo Macedo, nomeado padrinho da turma e o mascote Leão Daren abrilhantaram a cerimônia.

 

O PROERD:

O PROERD teve sua origem em 1983, do D.A.R.E (Drug Abuse Resistence Education) do Departamento de Polícia de Los Angeles – Estados Unidos da America, com estruturação em forma de pirâmide cujos vértices são Escola, Polícia e Família. No Brasil o Programa chegou em 1992, no Estado do Rio de Janeiro e foi a partir da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no Estado de São Paulo que expandiu para os demais Estados da Federação e o Distrito  Federal. Na Bahia o PROERD chegou em 1998, mais ganhou força em 2003, tendo sua institucionalização e estruturação administrativa no ano de 2007. O Programa é mundial e aplicado com sucesso em mais de cento e cinquenta países.

O objetivo do Programa é educar as crianças e adolescentes através de um modelo sólido, para que não ingressem no mundo das drogas, com aplicação de currículos para educação infantil, do 5º e 7º ano do ensino fundamental. As lições do PROERD trabalham com a compreensão dos efeitos das drogas (álcool e fumo), riscos e consequências, maneiras de dizer não, fortalecer a auto-estima, formas de comunicação, bullying não praticar, denunciar e relatar, como procurar ajuda e ajudar outras pessoas; além de resistir a pressão dos colegas e práticas para ser um bom cidadão.

Visualizações:
302
Outras Notícias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *