SIMÕES FILHO: Yalorixá parabeniza Prefeitura pela realização de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra

SIMÕES FILHO: Yalorixá parabeniza Prefeitura pela realização de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra

- EmDestaques, Simões Filho Acontece
Share Button

No dia 20 de novembro, data em que é comemorada o Dia da Consciência Negra, houve em Simões Filho o lançamento do Observatório da Discriminação Racial e LGBT e uma Caminhada Pela Igualdade Racial. Os eventos foram promovidos pela Prefeitura de Simões Filho e contou com a presença de integrantes de religiões de matrizes africanas, autoridades e população.

Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares. Ele foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

Daniela Andrade, Yalorixá do Terreiro Ilé Ase Opô Awooloya, participou da programação e falou sobre da importância da valorização da cultura afro-brasileira.

“Nós temos uma dificuldade muito grande de lidar com a discriminação. Por isso, agradeço por estar aqui, acredito e confio no trabalho da Prefeitura, através da Sedesc. Sei que a Secretaria estará com a gente nessa luta. Esses eventos representam o início de um grande trabalho”, pontuou a Yalorixá. 

As iniciativas tiveram o objetivo de valorizar a cultura Afro-Brasileira e apoiar a luta contra a discriminação.

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *