Câmara de Simões Filho participa de seminário Cidades Inteligentes

Câmara de Simões Filho participa de seminário Cidades Inteligentes

- EmSimões Filho Acontece
Share Button

Na última terça-feira (26/09), aconteceu no Cine Teatro, em Lauro de Freitas o Seminário Smart Cities Cidades Inteligentes Promovido pela LFTV, em parceria com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) do município de Lauro de Freitas.  O Evento contou com a participação dos Palestrantes Vitor Amuri, Fundador do SPIn Soluções Públicas Inteligentes,  Andre Costa, Chief Executive Officerda USE Telecom, Pedro Alcântara Júnior, Diretor Comercial da CITELUM, Luciano Haas Rosito, Gerente Nacional de Vendas da Philips, Américo Tristão Bernardes, Diretor do Departamento de Inclusão Digital MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, Geri Natalino Dutra Secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação de Pato Branco e Jonny Doin, CEO ADA GridVortex. Várias cidades da Bahia e região Metropolitana de Salvador estavam presentes no evento, e representando a Câmara Municipal de Simões Filho participou do Seminário o Senhor Raimundo Souza, Diretor Administrativo da Câmara e a ASCOM – Assessoria de Comunicação da Câmara.

As palestras abordaram temas sobre desenvolvimento e tecnologia. Gestões públicas que evoluíram através das tecnologias. Para o Palestrante Victor Amuri, “Se existe uma bandeira entre a sociedade e o Poder Público, essa bandeira é a tecnologia”. Amuri ainda fala sobre a importância do avanço das tecnologias e as melhorias que podem trazer para a mobilidade urbana, segurança pública, saneamento básico. Porém relata ainda da resistência existente na absorção de novas tecnologias, além da Lei nº 8666/93 que de certa forma engessa o Poder Público. Para Amuri “Investir em tecnologia é investir no bem estar do ser humano” e as Smart Cit apresentam várias propostas, como; lixeiras inteligentes, semáforos inteligentes, iluminação pública inteligente. As cidades inteligentes acontecem para promover e dar mais automonia aos mais vulneráveis, as classes mais necessitadas, melhorando assim, a segurança, a mobilidade urbana e o saneamento básico, afirma Amuri.

A Iluminação Pública foi eleita pelo Congresso como a plataforma das cidades inteligentes, pois as lâmpadas de Led geram uma economia em torno de 50%, além de promover a vida noturna na cidade. Segundo o Palestrante Pedro Júnior, que abordou o tema Iluminação Pública para Cidades Inteligentes, a iluminação pública inteligente promove a mobilidade urbana, o lazer, a segurança, o turismo e o comércio da cidade.

O palestrante Américo Tristão Bernardes, abordou o tema referente ao apoio federal aos projetos de PPP municipais.  A Parceria Público-Privada (PPP) é um contrato de prestação de obras ou serviços não inferior a R$ 20 milhões, com duração mínima de 5 e no máximo 35 anos, firmado entre empresa privada e o governo federal, estadual ou municipal. Difere ainda da lei de concessão comum pela forma de remuneração do parceiro privado. Na concessão comum, o pagamento é realizado com base nas tarifas cobradas dos usuários dos serviços concedidos. Já nas PPPs, o agente privado é remunerado exclusivamente pelo governo ou numa combinação de tarifas cobradas dos usuários dos serviços mais recursos públicos. De acordo com a lei da PPP, as parcerias podem ser de dois tipos: Concessão Patrocinada e Concessão Administrativa.

A Proposta da Smart Cit Cidade Inteligente é trazer para os municípios um avanço da tecnologia uma proposta nova de evolução, através de monitoramento e integração, favorecendo a redução da violência no município, evoluindo a mobilidade urbana e melhorando a qualidade de vida da população. O prazo médio de estruturação e licitação para implantação da cidade inteligente é de 01 ano, e mais 01 ano para sua implementação, ou seja, em 02 anos surgi a Smart Cit, que apesar da atual crise institucional que abrange o nosso país, traz um impacto na sociedade e impressiona o cidadão positivamente através da tecnologia.

 

Por Ascom \ Câmara

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *