Noêmia Meireles Ramos, emancipadora e fundadora de Simões Filho: uma grande líder!

Noêmia Meireles Ramos, emancipadora e fundadora de Simões Filho: uma grande líder!

- EmMulheres, Simões Filho Acontece
Share Button

ana-noemia

Por Tania Carvalho

Emancipadora e fundadora da cidade de Simões Filho, Noêmia Meirelles, foi a segunda prefeita do município, de 1967 a 1970, sendo a primeira mulher eleita prefeita no Estado da Bahia.

Em sua casa, ao lado do seu marido, Altamirando de Araújo Ramos, outro emancipador, foram traçadas as estratégias finais para a libertação econômica, política e administrativa de Água Comprida.

Em seu mandato de prefeita, construiu parte da cidade. Logo após assumir a Prefeitura, começou a mudar a feição do antigo povoado. Seu primeiro passo foi reformar o Posto Médico, oferecendo assistência médica aos mais humildes. Construiu o prédio do atual Colégio Municipal Padre Luiz Palmeira e fez obras de saneamento básico.

Uma idealista que sacrificou os seus negócios pela comunidade. “Perdeu o armazém, a empresa de ônibus e até o hotel”, Afirma Antônio Apolinário em seu livro História Comprida. Viveu sempre rodeada de todos, principalmente dos mais carentes.

Sua liderança foi incontestável. Nasceu e viveu entre políticos. Dando continuidade à vida política como vereadora no município por mais três mandatos.

Noêmia Meirelles Ramos deixou sua marca registrada para sempre na vida da cidade. Foi uma alma feminina singular, única e avançada no seu tempo. Considerada “mãe de todo povo simõesfilhense”.

Nossa homenagem hoje a essa grande mulher, política e líder Noêmia Meireles Ramos pelo seu desprendimento e amor, pela dedicação de seus dias e de sua vida em favor dessa “terra bendita de céu estrelado” que é a nossa cidade de Simões Filho!

Fonte: História Comprida, de Antônio Apolinário da Hora – Simões Filho, 2005.

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *