Brasil atinge 12 milhões de desempregados em setembro

Brasil atinge 12 milhões de desempregados em setembro

- EmEmpregos
Share Button

Há um ano e meio, a taxa de desemprego no País segue uma escalada e a população desempregada atingiu em setembro 12 milhões de pessoas.

By Tania Carvalho

desempregados

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada dia (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o IBGE, a população ocupada é de 89,8 milhões e é a primeira vez desde o segundo trimestre de 2013 que a população ocupada fica abaixo dos 90 milhões de trabalhadores. No Brasil temos 34,1 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

A situação está ruim? A projeção anunciada é que até o final do ano a coisa ficará pior, quando o número de desempregados pode chegar à 14 milhões. Ou seja, mais 3 milhões de famílias que ficarão fora do mercado de trabalho.

O neoliberalismo não produziu sequer um emprego em qualquer parte do mundo. Não será diferente no Brasil. O modelo econômico que Temer persegue é o mesmo que quebrou a Grécia e a Espanha, uma das maiores taxas de desemprego da Europa.

12 milhões de desempregados, hoje, não são mais do que “estoque de mão de obra” capaz de reduzir salários e aumentar os lucros dos empregadores.

Business people standing in interview queue

Some-se a isso os cortes na Educação, Saúde e Assistência Social para os próximos 20 anos.

Para onde estamos caminhando?

Facebook comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *