Pagina Inicial
JUVENTUDE VIVA! – Simões Filho Em Pauta

JUVENTUDE VIVA!



JUVENTUDE VIVA!

By Danielle Souza

sem-titulo-1

O Plano Juventude Viva é uma iniciativa do governo federal, coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e reúne ações de prevenção para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros, entre 15 e 29 anos. Trata situações de violência física e simbólica, criando oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens.

O plano prioriza 142 municípios brasileiros, dentre eles, Simões Filho. Entretanto, projetos voltados para a juventude são escassos na cidade. Opções de entretenimento e lazer são quase nulos ou encontrados em municípios próximos como Camaçari ou Salvador. Simões Filho é a 6ª maior economia da Bahia (IBGE) e não possui, na prática, projetos voltados para a Juventude (com exceção da iniciativa privada ou filantrópica). Não é isso o que se espera de uma cidade que movimenta mais de 4 milhões do PIB baiano, não é mesmo?

Segundo dados do Mapa da Violência 2015, Simões Filho apresenta alto índice de mortes por armas de fogo (1° lugar no ranking baiano). Dentre estas mortes, grande parte é de jovens negros (cerca de 314 óbitos para cada 100 mil habitantes). Jovens sem perspectiva, que se envolvem com a criminalidade, o mundo das drogas e a gravidez precoce. Como sobreviver a este sistema exclusório?

A razão de existir uma coluna direcionada para a Juventude, no Simões Filho em Pauta, é justamente essa: despertá-la. Uma juventude que desperte das falsas promessas das campanhas eleitoriais. Que saiba o valor do seu voto e das consequências deste. Uma juventude que não meça esforços para mudar a sua realidade e que tenha ciência de que o futuro da cidade está em suas mãos. Lutaremos, aqui, por uma juventude que viva em sua plenitude, afinal, “a história de um grande país se faz com sua juventude viva”!

 

Visualizações:
372
Outras Notícias:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *